quarta-feira, 30 de junho de 2010

Redes Sociais. Verdade ou mentira?


Orkut, Twitter, Facebook, Ebah, MSN, Sonico e muitos, muitos outros.

Você pode ter um milhão de amigos nas redes sociais, porém, pare para pensar...

Quantos AMIGOS você tem? Quem você realmente conhece, olhou no olho, abraçou, diz bom dia ou boa noite??



Texto para refletir...






Grupo Pós-Filpsi Muqui

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Texto interessante, que relata resumidamente a história social da infância, além de baseado na teoria psicanalítica de Lacan e Freud levantar questões acerca dos problemas enfrentados hoje pelas famílias relacionados as crianças e adolescentes.


http://www.unilestemg.br/kaleidoscopio/Familia%20psicanalise%20e%20sociedade%20(MIRANDA).pdf








Grupo Pós-Filpsi Muqui

terça-feira, 22 de junho de 2010

Reflexões

O que é Filosofia senão o confronto de idéias na busca por resposta que nem sempre tem explicação?!
Filosofar deveria ser um exercício diário para que, de forma simples, pudesse analisar profundamente atos comuns ao dia-a-dia. Juntamente com a Psicanálise, esse exercício se torna uma busca de resposta e resolução para os conflitos diários.
Neide Paiva Mendonça Sturião
Licenciada em História
Coordenadora do CRAS - Muqui

Possíveis relações entre Psicanálise e Filosofia



Diante da idéia de falar em Filsofia e Psicanálise, resolvi pensar em um conceito central da obras do de Sigmund Freud: O INCONSCIENTE, e as possíveis relações com a Filosofia.


Para Freud o sujeito na sua essência é o seu inconsciente, ou seja, para saber de si próprio o homem precisa de alguma forma explorá-lo. Tarefa nada fácil, pois sabemos que o inconsciente é quase inatingível e se manisfesta através de atos falhos, lapsos de memória e chistes.


Nossa consciência, ou o que sabemos que estamos pensando, é somente a ponta do iceberg, tudo que está nas águas turvas de nossa mente faz parte do inconsciente.





Filosofia vem do grego, e significa: philos - que ama + sophia - sabedoria =


QUE AMA A SABEDORIA.


É a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.


Também é definida como reflexões das idéias sobre o homem, o mundo e o ser. A partir dessas definições é possível pensar em uma possível relação com a Psicanálise de Freud, e assim como ela, busca e estimula incessantemente que o homem conheça a si mesmo à partir de uma busca pessoal, uma reflexão interna, podendo desta forma encontrar o seu lugar de sujeito no mundo.

Zaira B. Constantino
Psicóloga

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Desafios...

Trabalhar com educação / formação é um ofício desafiador, que demanda ao profissional não apenas comprometimento, mas principalmente amor. Conheço pouco tanto de Filosofia, quanto de Psicanálise, mas acredito que as construções propostas nesta especialização irão permitir a ampliação de meus horizontes e, principalmente, a qualificação do meu fazer.

Deixo aqui um pensamento de FREUD, só para iniciar nossas reflexões:

“O que se precisa para ser feliz? Trabalho e amor!”.

Bons estudos para todos!

Raquel Coimbra - Professora

Filosofar com o olhar da Psicanálise?!

Filosofar com o olhar na psicanálise seria a eterna busca por explicar o inexplicável.

O que de fato buscamos?

· Uma oportunidade de nos olharmos e analisarmos;

· Uma constante busca para a explicação de nossos atos.

Talvez pudesse estar sempre conectada e ativa nas buscas de explicações plausíveis ao que seria, na verdade, uma busca incessante de estar bem e comunicar-se bem com a comunidade que buscamos nos interagir. Analisar de uma forma crítica, buscando nos entender para, desta forma, entender o sistema complexo que estamos inseridos.

Lidiany Candido Schiavo de Carvalho

Pedagoga

Primeiras palavras...


Pensar Filosofia e Psicanálise, unidas, ainda parece bastante complexo. A Filosofia, em si, consiste num vasto campo de “por quês” que convergem para a construção do conhecimento. Já a Psicanálise representa um ramo da Psicologia em que se propõe a compreensão do homem enquanto “sujeito do inconsciente”. Não obstante, apesar de conhecer um pouquinho de ambas, até então, o contato com estes campos foi um pouco tímido, no que diz respeito à possibilidade de uma correlação entre essas categorias. Assim, acredito que neste espaço será possível levantar algumas discussões para a construção de idéias e pensamentos que venham a potencializar minha relação com o OUTRO, especialmente com meus usuários!

TAISMANE CLARICE
Assistente Social