quinta-feira, 26 de agosto de 2010

JACQUES RANCIÉRE


Como filosófo, a postura de Jacques Ranciére (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Ranci%C3%A8re) era baseada nos ensinamentos de Joseph Jacotot (http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Joseph_Jacotot&ei=W-B2TLH2L) que defendia uma forma de educação emancipadora. Para ele, o papel do mestre era o de facilitador, proporcionando a busca individual pelo saber e potencializando a capacidade que cada ser tem em atingir a emancipação através da Educação
Ranciére criticou as mestrias de Sócrates e da Escola Tradicional (). Para ele, a postura de Sócrates traduz uma educação que “emburrece”, pois o aluno não consegue avançar sem a presença do mestre. Em relação à Escola Tradicional, Ranciére critica sua postura conteudista, intelectualista e livresca.
A ideia da metodologia em Educação Aberta e a Distância (EAD: http://www.neaad.ufes.br/quem_somos/caracteristicas_mod_ead.html), converge para as criticas feitas por Ranciére, uma vez que esta metodologia de ensino vem inovando os processos de educação, fazendo com que seja uma educação de fato emancipadora, libertando o sujeito e o tornando responsável pela sua busca do saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário