quinta-feira, 26 de agosto de 2010

SÓCRATES E A VALORIZAÇÃO DA CAPACIDADE HUMANA NA BUSCA PELO SABER


Apesar de corresponder à Antiguidade Clássica, Sócrates desenvolveu uma postura que se diferencia radicalmente da mestria apresentada pelos Sofistas. Sócrates (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates) demonstrou valorizar a capacidade humana na busca pelo saber e pela verdade, uma vez que a essência humana era de grande importância no processo ensino-aprendizagem. Sua postura não era a de detentor do saber, pois não ensinava, sucitava dúvidas, sem impor respostas prontas, reaproximando, desta forma, os sujeitos do saber.
Seu método de ensino, conhecido como Maiêutica (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mai%C3%AAutica), consistia basicamente em três fases:
1.convidar o interlocutor para participar do diálogo;
2.investir no saber reminiscente do interlocutor e
3.finalizar o processo quando o sujeito reconhecesse sua ignorância (Aporia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aporia), produzindo, então, o conhecimento. Toda esta temática foi ilustrada por Platão em sua obra Ménon (http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/m/menon), onde relata o diálogo de Sócrates com o estudante Ménon, exaltando a virtude humana.
Portanto, a postura de Sócrates - enquanto mestre que se preocupou com a essência do aprender - aproxima-se com a metodologia em Educação Aberta e a Distância (EAD: http://www.neaad.ufes.br/quem_somos/caracteristicas_mod_ead.html), uma vez que essas duas mestrias instigam o sujeito na busca pelo conhecimento e pela verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário